Monday, May 08, 2006

FOI-SE E MARCELO



(as falas da personagem M devem ser lidas com intonação nasalada)

J: Mas não considera que o Pres. da República ao não colocar um cravo na lapela se está...de certa forma...a distanciar do 25 de Abril?
M: Não, sabe...o Presidente é uma pessoa equilibrada e por isso não quer apelar a revivalismos deslocados. O que é a função do Presidente? É guardar a equidistância entre os vários interesses que ele representa. Ora o Presidente Cavaco Silva ao não pôr o cravo na lapela não deixa por isso de se identificar com...
J: Mas estará o Presidente da República a dizer algo aos Portugueses?
M: Sim...vou dar-lhe um exemplo: os meus alunos já não sabem o que é o simbolismo do cravo. Quando lhes falo do cravo...ou mesmo de alguns acontecimentos do 25 de Novembro...de Abril, eles não possuem memória...portanto, o Presidente pretende mostrar aos Portugueses, também aos mais jovens, que o 25 de Abril não é apenas os cravos. Para além de que o Pres. Cavaco Silva vai ter um cravo consigo...
J: Sim, mas não vai pô-lo na lapela...
M: É verdade que não; mas vai tê-lo ali ao pé dele (esboça um gesto com a mão que não consegue dissimular um misto de desagrado e de repulsa)...pondo o cravo à sua frente envia uma mensagem forte quer aos Portugueses que mais se identificam com esse símbolo quer aos que possuem uma visão diferente do 25 de Abril. Está portanto, a meu ver, a representar todos os Portugueses.
J: Mas será o primeiro Presidente da República a não pôr cravo na lapela desde o 25 de Abril...
M: ...penso que não, que Jorge Sampaio...
J: Jorge Sampaio sempre pôs o cravo na lapela e mesmo Mota Amaral...
M: Sim, mas sabe, Mota Amaral desde que virou um pouco mais à esquerda agora tem que (risos)...
J: Considera, portanto, que esta atitude do Presidente da República vai ser consensual?
M: Espero que não, já viu que em democracia as pessoas têm a opção de discordar. Julgo que é essa, no seu estilo muito subtil, a essência da mensagem do Presidente da República.
J: Não considera que é o próprio Presidente Cavaco Silva que, ao distanciar-se do principal símbolo de Abril, estará a desvirtuar a revolução?
M: Olhe, de Pedro Mexia chega-nos um delicioso – concordo inteiramente com o que diz o José Viegas -, um delicioso, dizia eu, livro de crónicas: Na primeira pessoa.
J: Não acha que Cavaco Silva pretende fundamentalmente demarcar-se do 25 de Abril agradando assim aos sectores mais conservadores e de direita da sociedade portuguesa?
M: uma delícia, este Mexia – principalmente a dos pretos...não me aguentei com a dos pretos...(risos)
J: Basta ver a casa civil do Presidente da República...não considera que o elenco escolhido evidencia uma clara colagem à direita mais conservadora...
M: Se lesse esta dos pretos...veja lá, pretos que (risos estentórios) queriam ficar brancos...
J ...e que em vez de equidistância a atitude de Cavaco revela...
M: uma delícia...é o que lhe digo. Pretos que queriam ser brancos – o que se havia ele de lembrar, este Mexia. Uma delícia, uma delícia, uma delícia...
J: Corremos o risco de já não termos homenagens oficiais ao 25 de Abril para o ano que vem?
M: Leia isto que isto só lido. Principalmente a dos pretos que queriam ficar brancos (risos) só o Mexia para se lembrar disto...e as crianças na outra margem continuam pretos....(risos), só mesmo do Mexia... (risos incontidos)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home