Monday, May 15, 2006

McCarthy ou Mercado?

Boa Noite e Boa Sorte, apesar da boa recepção crítica (moderadamente boa) não recolheu grandes entusiasmos. Compreende-se, é um filme que, em mais do que um nível, foge ao reconhecimento. Antes de mais pela estilização das imagens, a branco e preto, numa composição cuidadíssima a fazer lembrar o imaginário pictural (mais do que cinematográfico) da América dos fifities.
Mas é também um filme que escapa aos lugares-comuns do “filme de lista negra”. Não vemos nenhuma das personagens a responder perante a comissão, e o único ponto da narrativa em que a personagem de George Clooney, Fred Friendly, é directamente pressionado por dois oficiais do exército, não resulta na proibição da peça jornalística em causa. O patrão da cadeia televisiva é inequivocamente um tipo porreiro, que lhes apara os golpes quando decidem afrontar directamente o senador McCarthy, e mesmo a personagem do pivot, acusado de simpatias comunistas (que acaba por se suicidar) nunca vê o seu emprego em causa.
O curioso é que no fim Ed Murrow e Fred Friendly ficam de facto sem o seu programa. E porquê? Porque custava muito mais caro do que qualquer talk-show e rendia muito menos dinheiro. Por isso o discurso de Ed Murrow com que o filme abre e se encerra não se dirige a McCarthy, à comissão, ou sequer ao perigo que um Estado autoritário pode representar para a liberdade de informação, mas sim ao desaparecimento da informação jornalística crítica com o desenvolvimento do capitalismo no pós-guerra.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

sim, mas cuidado porque nenhum deles foi levado à comissão (factualidade). Por outro lado, assistes ao vivo aos inquéritos da comissão coisa que, se bem recordo, nunca antes tinhas visto em nenhum filme anterior sobre o maccartismo. Este efeito de realidade transmite uma imagem poderosa que pode ser traduzida no "isto realmente passou-se". mas claro que se pode ler nas entrelinhas uma crítica ao mercado, principalmente se ligarmos esta ao syriana.

5:57 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home