Wednesday, May 23, 2007

The Devil wears Prada


O Papa foi ao Brasil. O acontecimento não mereceu grande atenção dos media portugueses, e isso não é propriamente de estranhar. Sabemos pouco sobre o Brasil; ou melhor, sabemos aquilo que nos é dado a conhecer pelas telenovelas e artistas de ocasião que vêm para cá passear a sua actuação histriónica. Mas o Papa foi ao Brasil, e esse tem por certa a importância do país que possui a maior população de católicos do mundo. O Papa foi evangelizar, embora sempre diga o contrário e reitere que a igreja católica não está no negócio do proselitismo. Contudo, olhando para os temas candentes na agenda do Papa contam-se os famigerados aborto, eutanásia, recusa do perservativo, afastamento da política e singularidade da religião católica. Que não se faça violência sobre a mensagem papal ao reduzi-la assim a tópicos desgarrados. Esta afigura-se no entanto, de tão repetida e organisada, a um repertório. O Papa possui, por conseguinte, um repertório constituído pelas grandes questões do catolicismo actual e foi ao Brasil reforçá-lo.
Mas o Brasil não é só o país com mais católicos da América Latina. É também o país que alberga um terço da população contaminada com SIDA dessa mesma América Latina.
Em 1998, segundo a UNAIDS, apenas 4% da população masculina afirmava usar preservativo com parceiros de ocasião. Em 2005 esse número teve um aumento de mais de 50% seja qual for a idade. Diz também a UNAIDS que o esforço de contenção da epidemia tem sido bem sucedido graças às campanhas para o uso do perservativo. O Papa vai ao Brasil em 2007 e qual é a mensagem que leva? Não usem o preservativo!
Quando é que será que a (organização) igreja católica deixa de pôr os interesses da religião à frente dos interesses das pessoas?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home