Wednesday, June 13, 2007

As lentes desfocadas de VGM


É significativo como os acontecimentos são filtrados pelas nossas posturas políticas ou simplesmente pela maneira como nos enquadramos num cadeirão de cabedal a fumar um charuto cubano e a beber um whisky velho. VGM faz um arrolamento de imaginários meliantes; potenciais figuras de duvidosa moral e de ainda mais dubitativa humanidade; pérvidos resquícios da sociedade que se abandonaram à iniquidade covarde. No seu afã fantasista oferece-nos diversos figurinos que compõem a galeria de malandros segundo a definição que esta categoria assume no espírito revoltado de VGM.
Gostaria de tentar uma outra lista imaginária que, longe de substituir a primeira, tem por mero objectivo complementá-la.

Isolino Desmoralizante, acusado de tráfico de influências e de favorecer sistematicamente a mesma construtora a troco de benesses obscuras, a jurar que os milhões que tinha arrecadado na Suíça eram para mais tarde construir orfanatos e para serem legados à obra de caridade dos Monges da Serapilheira Rota.

Ricardo Lacinhos, acusado de falência fraudulenta e de ter deixado 3.000 trabalhadores no desemprego, a afirmar enfaticamente, por entre acessos de ira e de choro, que tinha dado descanso aos trabalhadores por mero humanitarismo cristão, porque as condições de trabalho eram de tal forma árduas que até o coração se lhe partia.

Oliveira Não Vai em Futebóis, acusado de esbulhar o capital dos associados e de desviar fundos da sociedade Pontapé-na-Bola para proveito próprio, a clamar por justiça invocando o facto de o clube não jogar pêva e que por isso descapitalizá-lo seria um acto de misericórdia para os sócios.

Beltrão Azeviche, acusado de ter terraplenado uma duna que se encontrava numa área protegida de um parque natural, para fazer um campo de golfe, a garantir que os passeantes se queixavam reiteradamente que lhes entrava areia para os olhos e que sobretudo isto era a causa da maior parte do troçolhos nos olhos das criancinhas de Vila da Penugem Farta.

Até podia ser assim, se a RTP os encontrasse na cadeia. Mas a verdade é que também o Estado tem as lentes desfocadas.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home