Monday, July 02, 2007

I beg your pardon?

Numa conferência em lisboa Paul Gilroy contava que Gordon Brown, numa recente visita a um país africano, afirmara que estava na altura de nós (os britânicos) pararmos de pedir desculpa (pelo colonialismo, pela escravatura,etc). Que era altura dos governos africanos assumirem a responsabilidade pelo destino dos seus países, bem como as culpas pelo atraso económico dos mesmos.
Paul Gilroy dizia que, nos últimos 30 anos, tem andado à escuta, com muito cuidado, mas que nunca ouviu desculpas nenhumas.
Por cá a mesma coisa, já ouvi essa conversa centenas de vezes, "é preciso acabar com os complexos de culpa em relação ao colonialismo, blá, blá". Acho politicamente inócuos os pedidos de desculpa colectivos, mas quando me ponho a olhar à minha volta, para todos os cantinhos, pergunto-me a mim mesmo, onde é que anda tanto sentimento de culpa? É que bem vistas as coisas, temos mesmo muita razão para nos sentirmos culpados.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home