Friday, August 10, 2007

Efeitos perversos

“O “Não” foi uma vitória da esquerda porque travou um processo profundamente anti-democrático, de reforço da euro-neo-liberalização através da consolidação de uma oligarquia transnacional.”

Pelo contrário

Há falta de integração comunitária. De Europa política, económica, social e não só monetária. A União se não for, como tal, um protagonista global, entrará em decadência. Não fiquei satisfeito com o mandato que a senhora Merkel passou a Portugal sobre o agora chamado tratado "reformador". Reformador em quê? Chamar-lhe-ia antes contra-reformador. A palavra talismã, hoje, da direita mundial é, ‘reformar’, mas quando fala em reformas pensa em contra-reformas. A tentativa em curso de criar um "Tratado Reformador", para substituir o Tratado Constitucional, já referendado por dezoito Estados, representa uma verdadeira contra-reforma. Desapareceram os símbolos, o significado do que é a UE, o hino, a bandeira, a ideia da Constituição e a própria noção de cidadania europeia. Ora isso não é bom para os cidadãos europeus. Como é que se pode construir uma Europa, sem cidadãos conscientes, para onde se caminha? Com Maastricht passávamos a saber que a Europa era constituída por Estados, mas também pelos povos. Foi um passo em frente. Agora, não se fala mais em povos nem de cidadãos. Só interessa o mercado!

Quem o diz é Mário Soares em entrevista ao DE

E eu até acho que ele tem razão e nada que eu aqui escrevesse podia ser mais na mouche.

O “Não” relançou o processo "extremamente anti-democrático", desta feita sem apelo. Às vezes é melhor não dizer sempre “não”. Uma unintended consequence? Se calhar até foi. Mas não me admira que muitos tivessem esfregado as mãos de contentes por verem, definitivamente, a europa da cidadania deitada por terra. Continuo a interrogar-me se os defensores do “Não” e agora do referendo – depois de casa assaltada... – são a favor do projecto europeu ou não? Este pequeno detalhe, faz toda diferença.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home