Saturday, August 11, 2007

A esquerda responsável?

No seu último post, e na continuação do diálogo que vamos entretendo sobre a Europa, o Nuno contradiz o meu julgamento sobre o processo de construção europeia com uma longa citação da entrevista de Mário Soares ao Diário de Notícias. Vou-me permitir fazer uma pequena deriva ao lado da questão Europeia, para fazer notar que ninguém melhor que Soares personifica a tendência do PS referida por António Vitorino no seu artigo desta semana no DN, que o Nuno referiu num post de dia 8. Ou seja, a deriva esquerdizante quando se está fora do poder. A mesma que o leva a defender Chávez, o que tanto escandalizou José Manuel Fernandes, para quem Mário Soares é sinónimo de liberdade. Ora, para JMF, ser pela liberdade significa muito simplesmente apoiar incondicionalmente o mercado livre e o imperialismo americano. Tem ele toda a razão ao apontar a incompatibilidade entre as opiniões do Soares de hoje e as acções do Soares de ontem. Não foi ele que fez o acordo com o FMI? Que institucionalizou os contratos a prazo e o recibo verde? Que ajudou a matar a reforma agrária? Que apoiou incondicionalmente Reagan na guerra fria? No processo revolucionário que se iniciou com o 25 de Abril, Mário Soares representou a figura exemplar do Thermidoriano, o primeiro dos grandes coveiros do processo revolucionário, dos quais o último seria Cavaco Silva.
Soares sabe o que diz quando afirma: “A palavra talismã, hoje, da direita mundial, é “reformar”, mas quando fala em reformas pensa em contra-reformas.” Poucas frases poderiam sintetizar melhor o que foi a sua acção governativa.
Costumam chamar à esquerda menos transigente com os comércios do imperialismo e do parlamentarismo "irresponsável". Parece-me que irresponsáveis são estes senhores, estes que quando têm responsabilidades deixam a esquerda numa qualquer gaveta a ganhar pó.

2 Comments:

Blogger Nuno Castro said...

Parece que estou a ler o Avante!
Eu diria mesmo mais: o pior dos últimos 150 anos!!

9:27 AM  
Blogger Nuno Castro said...

e mais ainda: se está na gaveta não ganha pó!
é assim, cometendo erros lógicos desta dimensão que querem ganhar eleitorado?

11:21 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home