Friday, September 07, 2007

Contra as femininistas

Por que será que as feministas insistem em considerarem-se vítimas de um universo masculino? “denying oneself food becomes the central micro-practice in the education of feminine restraint and containment of impulse.” (Susan Bordo). Sugere uma imposição, do exterior, e em última análise, da falocêntrica sociedade ocidental.

E todavia dir-se-ia que a mulher até possui liberdade suficiente para aderir ou recusar os padrões de consumo que, supostamente, lhe são impostos. Mas o absurdo nem sequer é aqui que é detectado. Como se a mulher não fosse ela um agente narcisista que faz escolhas consoante uma imagem própria da beleza. Como se a mulher não gostasse, de mote próprio, de sentir-se atraente e de atrair. Dificilmente se explicaria as poses estudadas dos modelos fotográficos quando agarradas pela insaciável curiosidade da câmara à entrada das discotecas; ou a postura de diva dos anos 20 que muitas das estrelas de Holliwood envergam em noite de Óscares. Ah, mas copiam um modelo que lhes é imposto. E por que não, serem elas a imporem o modelo, tornando assim todas as outras potenciais infelizes?

1 Comments:

Anonymous TheBurningBaby said...

As mulheres não são femininistas por causa dessas ninharias, mas sim porque, num mundo onde todos os Homens precisam de viver em igualdade, o papel da mulher continua sendo rejeitado e a mulher continua a ser oprimida. Por exemplo, muitas das invenções "feitas" pelo homem (principalmente na ciência), foram na verdade, inventadas por mulheres que na sua época eram oprimidas a apagadas da História. É contra esse tipo de injustiças e de desigualdade que eu me rebelo. Já a nossa sociedade é um assunto diferente.

2:18 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home