Tuesday, October 16, 2007

Depois há Fátima

Fátima é só por si um milagre. 80 Milhões de contos que podiam ter sido utilizados em estádios de futebol foram canalizados para um santuário. O quarto maior santuário católico do mundo. Não é coisa que se apouque com graçolas e dixotes sobre a nescidade dos segredos de Fátima. Nem é a senhora que merece respeito aqui – são os dotes prosísticos de Lúcia, a irmã.
Debaixo de uma azinheira, passava o tempo Lúcia. Enquanto apascentava as cabras (o irmão e a irmã, os três pastorinhos brincavam concuspiscentemente com os seus sexos ainda mal desenvolvidos; afastava-se assim a hipótese de zezinho desflorar a irmã, algo que há muito observavam como comportamento corriqueiro nas cabritas que por ali cagavam e mijavam), mas dizia, enquanto Lúcia deitava um olho às cabras, não se preocupando enquanto o seu balido não denotasse nenhuma contraproducência (do género, ciganos a rapinarem gado, que por aquelas paragens era mato), entretinha-se Lúcia a desfolhar a amarelecida versão do Inferno de Dante traduzida pelo padre Abrantes de Oliveira. Era Lúcia dada à terça rima e nutria especial apreço pelas descrições mais violentas dos confrontos venezianos que Dante se entretera a dar vida num dos seus anéis – salvo erro, o quarto. Lúcia, que da vida apenas sabia aproveitar os bonicos das cabras para ajuntar à lareira e produzir calor, conhecia também alguns versos de Horácio, que decorara quando o padre Alfredo, da igreja mais próxima da Cova da Iria, lhe encovava na sua pequena pachacha uma velha vela de parafina já gasta, e que por isso adquirira uma tal ductilidade que o oficiante do senhor se servia dela como dildo nas suas brincadeiras com as beatas. Apenas o sacristão tinha conhecimento destas práticas no confessionário, e mesmo assim, jurara pela Virgem nunca revelá-las. Este era o primeiro segredo de Fátima, que não foi o consagrado pela mais tarde adulta Lúcia porque de virgem já não tinha nada. Por isso quando chegou ao convento de Ponte Vedra, terá dito desditosa: em Fátima é que eu as passava bem passadas – até via o sol rodopiar! Algo que mais de 70.000 fiéis coadjuvariam mais tarde quando confrontados com as declarações de Irmã Lúcia: oh sim, ela até o via rodopiar. A piquena tinha ginete!
O primeiro segredo, assim como é relatado pela irmã, possui adjacências com o primeiro segredo de Taveira. Este último, revelaria mais tarde em frente de Câmaras de video judiciosamente colocadas em pontos providenciais que ali estava “um verdadeiro inferno”. E nem era para menos, posto que era de lura escura e inóspita que se tratava de garimpar.
O primeiro segredo é uma visão do inferno, esqueceram-se? Uma visão dantesca, com negros demónios e almas a serem arrastadas pela lava candente. Lúcia conta na sua carta ao Santa Padre, como a senhora lhe deu a conhecer o inferno (isto já depois de o padre Alfredo lhe ter dado a conhecer o céu). E a visão é estranhamente igual à visão do inferno que toda a cristandade ocidental tem alimentado desde que Bosh pintou as suas delícias. Por conseguinte, Lúcia não foi supinamente original, mas nem a senhora a queria enganar, e por isso reproduziu fielmente aquilo que toda a gente já sabia que seria mais coisa menos coisa o inferno. Vale a pena transcrever um pedaço: Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fôgo que parcia estar debaixo da terra. Mergulhados em êsse fôgo os demónios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronziadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d'elas mesmas saiam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas em os grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dôr e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demónios destinguiam-se por formas horríveis e ascrosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros”. Depois disto ninguém fica indiferente aos dotes literários de Lúcia. Eram portanto demónios transparentes e negros que a atazanavam. Estes mesmos demónios andavam, a bem da verdade, a assolar meio-mundo. Reinavam impunemente na velha Rússia ao qual a senhora se refere como a “Rússia” embora quando ela apareceu já se começavam a delinear os contornos da futura União Soviética. O segundo segredo é sobre a conversão da Rússia ao cristianismo, mais precisamente, a consagração da Rússia ao Imaculado coração da virgem. A profecia não foi desmentida, e a Rússia espalhou de facto seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sufrer, várias nações serão aniquiladas. Só que, e aqui a senhora não pode ser inculpada de ter confundido a geografia futura, quem o fez foi a União Soviética. As razões pelas quais Lúcia mantém o nome Rússia são largamente discutidas pelos mais prestigiados exegetas do Vaticano e as diversas conclusões foram compiladas na obra “Eles não nos deram fruta” fazendo alusão à passagem de triste memória do Benfica pelos campos do Dínamo de Moscovo. Aí se discute a consagração da Rússia e as razões pelas quais Lúcia desarranjou a geo-história não se referindo à União Soviética. Alguns afirmam que foi um problema de parcimónia e que em vez de escrever União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – sabendo-se que Lúcia é dada a estes preciosismos – preferiu, para atalhar, a mais cómoda Rússia. Outros contrapõem que a grande consagração da Rússia ao Imaculado coração ainda não aconteceu, e só quando Putin for entronizado pela sexta vez se poderá começar a sugerir que é milagre.
Se a consagração da Rússia aparece numa linguagem despida e mais chegada à aridez da geopolítica do que à imagética medieval, já o terceiro segredo regressa ao estilo visionário, profético-alucinado concordando alguns teólogos que Lúcia estaria novamente com o inglês. É por esta altura que Lúcia vê banhos de sangue Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n'êles recolhiam o sangue dos Martires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus. Anjos com regador de cristal na mão é obviamente uma metáfora sexual. Mas para significar o quê? O lado gore de Lúcia não passou despercebido a tipos como Sam Raimi, Rodriguez e King. Diriam mais tarde que a sua grande inspiração tinha sido o terceiro segredo de Fátima, não esquecendo Carpenter, claro. É controverso se foi Lúcia que se inspirou em Carpenter ou o contrário. É verdade que foi encontrado nas gavetas do segundo rabiscos com a cópia das palavras de Lúcia que dizem ter sido surripiadas da biblioteca do Vaticano no tempo em que ainda se podiam levar até três livros para casa. Carpenter viria mais tarde a utilizar a ideia dos regadores nos “Ghosts from Mars” sobretudo quando às sevícias corporais se segue o aspergir imparável de sangue. A ideia dos regadores recolherem o sangue dos mártires para depois regarem com esse mesmo sangue, até a Eli Roth pareceu excessiva que se contentou em furar uma caixa toráxica com um berbequim. Mas tudo isto não passam de especulações. O que se sabe é que o Santo Padre gostou e reviu-se no calvário de sangue que Lúcia antecipara, uma antecipação atrasada, no entanto, dado que este terceiro segredo foi revelado depois de ter acontecido. Algo que não levou ninguém a ficar perplexo, na medida em que já tinha acontecido o mesmo ao segundo. E quanto ao inferno? Esse sempre lá esteve. A adesão do Santo Padre, mais, a fusão, com o relato do terceiro segredo nem é de estranhar. Lúcia diz que viu um “bispo vestido de branco” pressentindo acto contínuo que se tratava do Santo Padre a subir umas escadarias enquanto era alvejado por setas e balas. Mas ela própria cismou: qual seria o santo padre? Um bispo vestido de branco, de facto, não traduz muitas características identificatórias. A um pedófilo vestido de preto, podemos facilmente associar um padre. Mas a pergunta mantém-se: qual padre? Um bispo branco levou Lúcia a excluir, mais por intuição do que por dedução, o Monsenhor Desmond Tuto. Todavia, a misteriosa figura de um bispo vestido de branco revolteava na mente infantil de Lúcia. E por ali ficou a revoltear até bem entrada na idade madura. Não fosse a incrível coincidência de um Santo Padre, João Paulo II, ter sido quase assassinado nas escadarias de um outro templo sagrado.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home