Wednesday, May 30, 2007

Eles andam aí




A porta-voz para os direitos das crianças da católica Polónia requereu uma peritagem a um grupo de psicólogos para avaliar se os Teletubies promovem um estilo de vida homossexual. O facto de Tinky Winky andar sempre com uma pequena mala vermelha de senhora levantou suspeitas a esta paladina da moral e dos bons costumes. Twinky Winky, como a foto acime esclarece, possui aquele olhar lábil e insidioso que só se encontra em homossexuais enclausurados – ainda dentro do armário e trancados a sete chaves – ou em andróginos em processo de gestação acelerada. É que apesar de carregar uma barata mala de senhora, o infame Twinky Winky é um rapaz.
Aquela coisa do “abracinho, abracinho” já tresandava a homoerotismo; ou mesmo a escandalosa libertenagem – por que raio andariam estes seres disformes e pesadões a meter as gadanhas na carne um dos outros, em amplexos tanto desengonçados como libidinosos?
Após este rude golpe nas fundações morais do catolicismo polaco, uma rádio (mas a BBC não especifica qual) lançou no ar o seguinte repto: denunciem os programas infantis que consideram ser portadores de subliminares mensagens homossexuais. Winnie the Pooh, por cultivar apenas amizades masculinas, tão ao gosto dos filósofos atenienses, foi imediatamente colocado no rol dos personagens de fronteira. Mas mais podiam ser identificados. Laurel and Hardy, popularizados como Bucha e Estica para a criançada portuguesa, são o par homossexual canónico. Não fazem nada, não trabalham, andam sempre juntos e um, o Estica, tem aquele choro amaricado próprio de gays em distresse. Bugs Bunny, a cenoura, a espingarda de Elmur, são tudo metáforas penianas convenientemente encobertas pela mestria de Tex Avery. Dois corvos, negros e luzidios (como convém), não escapam à ávida certeza dos psicólogos que por ali andará bicheza a mais. E o que dizer do par Batman e Robin? Se aquilo não é uma réplica do típico par espartano – mestre-discípulo – não sei o que será? Ainda por cima com cuecas por cima das calças, só podiam ser indianos ou gays. Isto não ficava por aqui: a lista é interminável. Mas os Teletubies são os primeiros a cair nas malhas do puritanismo polaco, com a devida caução dos psicólogos. O problema é que se calhar eles até têm razão.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home