Thursday, May 31, 2007

A Porqueira

O DN devia trazer na primeira página “O Governo adverte que este jornal é extremamente prejudicial à saúde e que pode até matar”. Seria um serviço público de mérito; uma vantagem para a higiene mental e para a saúde dos portugueses em geral. Quem o lesse, fá-lo-ia por sua conta e risco, não podendo posteriormente assacar culpas aos responsáveis pelo jornal.
Exemplos avulsos que mostram à saciedade a pocilga que é o DN. Sobre as eleições espanholas lê-se “
Vitórias esmagadoras em Madrid na origem da vantagem do PP” Esmagadora salda-se em mais 4,8% do que no ano passado e é uma tendência absolutamente consolidade em Madrid. Preocupante para o PSOE? Sem dúvida. Mas não leva à conclusão a que a denodada jornalista chega por portas travessas: “Zapatero... deverá tirar lições das municipais e iniciar um período de reflexão” acrescentando que isto foi dito por alguns, anónimos, analistas. Desde logo porque as eleições autárquicas em Espanha ficaram-se por um resultado tangencial entre os dois partidos, dando uma vitória quase inexpressiva ao PP, uma diferença – e o título da notícia podia ser, claro, “Vitória inexpressiva do PP não assegura sucesso eleitoral em 2008”, só para variar. E Zapatero tirou lições logo a seguir. De acordo com o CIS, as últimas sondagens dão uma vantagem do PSOE, e o El País escreveu “El PSOE dobla la ventaja sobre el PP y le saca tres puntos, según el CIS” – nota-se uma certa diferença na forma de apresentar a notícia, certo. E diz mais. Diz, por exemplo, que Zapatero cresce em popularidade afastando-se progressivamente de Rajoy que já nem sequer se encontra em segundo lugar. Motivos para reflexão, sem dúvida.



No DN d’hoje, o jurista Lomba crocita qualquer coisa sobre o Tribunal Constitucional. Segundo o ilustre, os lugares para o TC são politizados porque os juízes são escolhidos pelo parlamento. Supomos que só são politizados agora, e que dantes não o eram. Mas Lomba tem a solução: partilhar os poderes de nomeação com o Presidente da República. É claro que interessa que seja, agora, com um PR de outra cor. Contudo, se o PR for da cor do governo, o Lomba parece assumir que o primeiro garantirá a neutralidade em relação aos alinhamentos políticos. Um génio este Lomba!


Finalmente, VGM perora contra a solução aeroportuária da OTA. Não está em causa os pareceres técnicos e a avaliação feita pelos peritos. Neste caso, o mais significativo é a sanha com que os representantes e apoiantes do PSD se atiram ao governo PS contra uma solução que eles próprios apoiaram quando eram governo. Os argumentos a favor da margem sul são inexistentes. Os argumentos contra a OTA baseiam-se nas inexistentes razões a favor da margem sul. O que nos leva a pensar que, perante a nulidade da argumentação técnica, apenas os interesses económicos devem estar a presidir aos ataques soezes do PSD; ou seja, Lusoponte uberalles!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home