Monday, October 01, 2007

Digam lá que eles não têm juízo?


A última edição dos “Transatlantic Trends” apresenta algumas conclusões sobre as relações entre a Europa e a Turquia. De acordo com esta sondagem os Turcos não estão pelos ajustes com as atitudes da Europa em relação à sua acessão. Compreende-se porquê. A Turquia pediu a entrada na então Comunidade Europeia nos idos de 1987, antes da Áustria, Finlândia, Suécia e, obviamente, antes de qualquer estado-membro dos UE10. Na altura parecia mais plausível a entrada de uma Turquia não comunista do que dos países do Pacto de Varsóvia. Transcorridos alguns anos, e depois de uma fase preparatória que surgia como o culminar deste longo processo negocial, Sarkozy opôs-se à entrada da Turquia e a UE suspendeu 8 dos 35 capítulos nas negociações de adesão. Seria de grande parcialidade não mencionar o facto de a Turquia ter gorado sistematicamente as expectativas de adaptação do acquis communitaire, condição sine qua non para a adesão à UE. Acresce que o respeito pelas liberdades civis, pelos direitos humanos e o regular funcionamento das instituições democráticas – elementos fundamentais do acquis communitaire – têm sido, no mínimo, atípicos. Não obstante, uma coisa parece ser clara: os Turcos afastam-se cada vez mais da Europa e, por arrastamento, do chamado Ocidente democrático.
Na terminologia afectuosa do relatório, as atitutes dos Turcos em relação à UE e aos Estados Unidos têm vindo consistentemente a “esfriar”. Assim, enquanto 56 % do Europeus considera provável a adesão da Turquia à UE, apenas 26 % dos Turcos partilha dessa opinião. O contentamento com a adesão surge com a mesma tendência decrescente. Aqueles que a consideram positiva caem de 54% para 40%, uma quebra de 14%. Mas onde as coisas surgem pouco auspiciosas é nas atitudes em relação ao papel dos Estados Unidos e da Europa na condução da política mundial. Enquanto 56% dos europeus são críticos da “U.S leadership in world affairs”, com países como a Inglaterra, a Holanda e a Romania, a serem, no entanto, maioritariamente favoráveis a esta liderança,
Turkish respondents continued to have the most critical
views of U.S. and EU leadership in world affairs,
with 74% of Turkish respondents who viewed U.S.
leadership in world affairs as undesirable, an increase
of five percentage points since 2006. For the first
time, a majority (54%) also viewed EU leadership as
undesirable, an increase of seven percentage points
since 2006. Similarly, only three percent approved of
President Bush’s handling of international policies and
83% disapproved.
Por outro lado, ainda há 17% de europeus que são favoráveis à política externa de George Bush; Turcos, são apenas 3%. Perante isto ainda acham que a Turquia é um país atrasado?

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home