Wednesday, May 31, 2006

Indirectamente


Era um tipo pouco directo. Não era um tipo “indirecto” como se diz do discurso. Não dizia coisas como “disse que ele aparecia a qualquer instante” referindo-se este “ele” a si próprio, tentando diferir-se, como os reis, na pessoa do verbo.
Ser um tipo pouco directo era uma acusação à qual só por leviandade ou por abuso de auto-estima se poderia furtar. A outras acusações já recusava dar o seu assentimento e chegava a ter por hábito diferi-las no tempo. Por exemplo, quando o acusaram de ser de uma contumácia pouco edificante, dizendo-lhe “você é de uma contumácia pouco edificante”, ele respondeu “por ora não creio, mas quando for mais velho talvez venha a ser”; ou quando lhe sugeriram “você tem que perder esse mau hábito de insinuar que as pessoas que o advertem sobre os seus maus hábitos procuram, no fundo, sabotar a sua consciência monadológica”, ele respondeu “esse hábito já eu tive, mas felizmente livrei-me dele”.
Da acusação de ser pouco directo é que ele não se livrava. Se lhe perguntavam “essa é a sua mão direita”, não hesitava em responder “posso afirmar que esta é a minha mão direita, porque tenho a certeza de que esta é a minha mão direita”; ou se lhe perguntavam “consegue definir um limite para a palavra”, logo respondia “dificilmente conseguirei definir um limite para a palavra porque esta pede sempre um predicado”. E em lhe redarguindo, desafiando-o, “e se esta for já um predicado”, ele repontava “será também uma substância e enquanto assim for carece de predicado”.



0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home